terça-feira, 19 de abril de 2016

“UMA VIDA AO TEU LADO” de Nicholas Sparks



Ao estilo de Nicholas Sparks, são-nos apresentadas duas histórias de amor de épocas diferentes que se cruzam por mero acaso.
 Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com pouco em comum, cujas vidas se vão cruzar com uma intensidade inesperada nesta celebração do amor e da memória. Sem dúvida, uma viagem extraordinária aos limites mais profundos do coração humano.
Jovens estudantes de faculdade podem rever-se em Sophia, uma bela rapariga, mais empenhada em seguir a sua carreira de sonho – trabalhar numa galeria de arte – do que na sua vida amorosa.
As típicas amigas “namoradeiras”, apesar de representarem uma ideia já bastante vista e previsível neste tipo de filme, terão um papel fundamental na união de Sophia com Luke, o “cowboy” que se tornará o homem da sua vida no desenrolar dos acontecimentos.
No entanto, o livro não se fica apenas por uma bonita história de amor. Ira Levinson, um senhor encantador, apesar da sua avançada idade, “tropeça” na vida dos jovens. A personagem conta com uma bagagem de noventa anos de histórias, a maioria das quais na companhia da sua adorada mulher, Ruth, que já faleceu há nove anos, mas continua a ser a sua companheira – um amor que nem a morte separou.
Com a ajuda de Ira, a vida protegida de Sophia entrelaçar-se-á com a realidade ao limite de Luke, fazendo com que a jovem encare a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder se reescrever… se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos.
Uma vida ao teu lado cativa-nos, não só pelo enredo capaz de prender qualquer um, saboreando cada palavra, como também, na sua adaptação ao grande ecrã, pelos locais comuns do dia a dia; pela qualidade da imagem que realça a beleza da realidade; pela naturalidade das expressões das personagens que torna mais fácil a sua compreensão, sem, claro, retirar o devido valor e prestígio à escrita do magnífico autor.
Cada minuto de olhos postos nas páginas deste livro, não é, com certeza, uma perda de tempo e faz com que consigamos interiorizar a sua mensagem: uma vida ao lado de quem amamos sorrirá sempre para nós.


Maria Alice 

Sem comentários:

Enviar um comentário