domingo, 2 de abril de 2017

Cenário de correção 11.ºB e D


  1. A referência a Hawthorne (linha 1) justifica-se, uma vez quea sua experiência, em Sleepy Hollow, confirma as conclusões de estudos psicológicos realizados nos últimos vinte anos.
  2. Estudos psicológicos (linha4) realizados nos últimos vinte anos mostraram quea redução de estímulos externos predispõe o cérebro para alcançar o estado contemplativo.
  3. A investigação liderada pelo psicólogo Marc Berman concluiu quea atenção aumenta quando as pessoas estão em ambientes tranquilos.
  4. O pronome «-as» (linha 17), os determinantes «suas» e «sua» (linhas 18-19) e o nome «sujeitos» (20) fazem parte de uma cadeia de referência, cujo antecedente é«cerca de três dezenas de pessoas».
  5. A «experiência semelhante» (linha 28) realizada pelos investigadoresconfirmou resultados de uma experiência anterior, mostrando uma relação entre a simplicidade dos estímulos e o domínio sobre a cognição.
  6. Com a expressão «magia restauradora» (linha 40), o autor do texto refere-seaos efeitos benéficos que a contemplação tem na capacidade cognitiva, nomeadamente na atenção.
  7. Os estímulos da Internet e os da cidadeimpedem que se atinja o estado de contemplação, necessário ao pensamento.
  8. Para o autor do texto, a Internet contribui para a mecanização do trabalho mental.
  9. Segundo o último período do texto (linhas 35-37),a Internet ameaça uma capacidade que faz parte da natureza humana.
  10. Ao longo do texto, o vocábulo «contemplação» significa«concentração mental».

Sem comentários:

Enviar um comentário