terça-feira, 3 de novembro de 2015

Cenário de correção do 1.º teste do 10.º D


I

C, D, B, A, D

II

  1. A mãe assume o papel de confidente do sujeito poético: a amiga conta-lhe os seus amores.
  2. Na primeira estrofe, o sujeito poético, a amiga, sente-se apaixonada (“enamorada”) pelo seu amigo, o qual “jurou” que morria por ela. Na segunda estrofe, a jovem confessa que regressa de Faro “leda” (v. 5), isto é, cheia de alegria pois conseguiu falar e ter o amor de quem desejava há muito. Na terceira estrofe, a donzela volta a confessar a sua alegria, desta vez justificada pelo facto de não acreditar que o seu amado lhe possa mentir.
  3. O refrão é literariamente expressivo, desde logo, pelo seu caráter repetitivo, graças ao qual a donzela reitera a sua confiança na confissão de amor do seu amigo.
  4. Para ser perfeita, a técnica paralelística exige número par de coblas, o que não é o caso.
  5. A importância da religiosidade está patente tanto na frequência da igreja  (“Leda venho da ermida (…)”), como na invocação a Deus (“(…) se Deus mi perdon”).  O verso “Fui eu, madr, en romaria a Faro com meu amigo” dá-nos indicações acerca da forma como, nesta época, os jovens passavam os seus tempos livres, se encontravam e se relacionavam.

III

De acordo com Daniel Sampaio, pais e educadores devem ser discretos face a ligações efémeras, mas devem estar atentos às rupturas em relações prolongadas que envolvem compromisso (sobretudo quando houve uma apresentação à família).
Nessas situações, devem averiguar se a tristeza dos jovens se deve à ruptura, ou se a depressão se instalou, podendo ser necessário apoio especializado (a recorrer com ponderação).
Além de estarem disponíveis para ouvir, com atenção e respeito pela privacidade, os adultos de referência devem incentivar a convivência com os amigos, que desempenham um papel protetor.

 90 palavras

Segundo Daniel Sampaio, importa que pais e educadores sejam discretos quando os jovens rompem ligações efémeras. Porém, quando tal ocorre em relações prolongadas, devem estar atentos.
Se os jovens demonstrarem tristeza, deve ser determinado se a depressão se instalou, podendo recorrer-se, quando estritamente necessário, a apoio especializado.
Os adultos devem proporcionar disponibilidade, atenção e respeito e incentivar a convivência com os amigos, cujo papel protetor deve ser tido em conta.

70 palavras

Sem comentários:

Enviar um comentário