Educação
Literária
Ler e interpretar textos de diferentes géneros e
graus de complexidade
Utilizar procedimentos adequados ao registo e ao
tratamento de informação
Ler para apreciar criticamente textos variados
Poesia trovadoresca (cantigas de amor, de escárnio e maldizer)
Poesia trovadoresca (cantigas de amor, de escárnio e maldizer)
Recursos
expressivos
Leitura
Ler e interpretar textos de diferentes géneros e
graus de complexidade
Utilizar procedimentos adequados ao registo e ao
tratamento de informação
Ler para apreciar criticamente textos variados
Artigo
de divulgação científica (o qual pode pertencer a várias áreas, nomeadamente às
ciências humanas e sociais); marcas de género comuns e específicas
Gramática
Gramática
Conhecer a origem e a evolução do português
Referir e
caracterizar as principais etapas de formação do português (do latim ao
galego-português, latim vulgar e romanização, substratos e superstratos; do
português antigo ao português contemporâneo, passando pelo português clássico)
Reconhecer o
elenco das principais línguas românicas
Identificar
étimos de palavras
Reconhecer
valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo
Relacionar significados
de palavras divergentes
Identificar palavras convergentes
Explicitar aspetos essenciais da lexicologia do português
Identificar arcaísmos e neologismos
Reconhecer o
campo semântico de uma palavra
Explicitar constituintes
de campos lexicais
Relacionar a
construção de campos lexicais com o tema dominante do texto e com a respetiva
intencionalidade comunicativa
Demonstrar, em textos, a existência de coesão e coerência
textual
Imagem retirada de http://cdn2.hubspot.net/, em 17/11/2015
Imagem retirada de http://cdn2.hubspot.net/, em 17/11/2015
Sem comentários:
Enviar um comentário