O João estava com algumas dúvidas relativamente aos textos expositivos, e pediu-me que lhe enviasse um exemplo. Como tive dificuldade em encontrar um texto que obedecesse aos critérios, nomeadamente às restrições no número de linhas, decidi escrevê-lo eu. Escolhi um tema de que gosto muito... espero que me perdoem.
A banda desenhada franco-belga
A banda
desenhada, ou nona arte, tem uma longa tradição em França e na Bélgica. O estilo
dos seus autores é caraterizado como “linha clara”. Este termo, que designa um
estilo preciso e rigoroso, foi cunhado em 1977.
Hergé,
autor da série Tintin, foi um precursor da “linha clara”, enquanto
Goscinny e Uderzo, autores de Astérix, adotaram um estilo mais caricatural. A
sua influência e popularidade explicam o motivo pelo qual a banda desenhada
deixou de ser associada a leituras juvenis, para ser apreciada por públicos
adultos e mesmo intelectuais.
É
ainda de apontar a influência de revistas (Pilote e, mais recentemente, Hara-Kiri,
Métal Hurlant, À Suivre) e de editoras (Casterman, Les Humanoïdes
Associés e Futuropolis) na divulgação da banda desenhada franco-belga.
Em
suma, o estilo gráfico e as condições de produção e divulgação da banda
desenhada franco-belga contribuíram para a expansão e reconhecimento da nona
arte por público diferenciados. (150 palavras)
Imagem retirada em 31/1/2016, de http://2.bp.blogspot.com/
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