Educação Literária
Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus
de complexidade
Apreciar textos literários
Situar obras literárias em função de grandes marcos
históricos e culturais
- Fernão Lopes (excerto da Crónica de D. João I)Contexto históricoAfirmação da consciência coletivaAtores (individuais e coletivos)
- Gil Vicente (Farsa de Inês Pereira)Caraterização das personagensRelações entre as personagensA representação do quotidianoA dimensão satíricaLinguagem, estilo e estrutura: - caraterísticas do texto dramático;- o auto ou a farsa: natureza e estrutura da obraRecursos expressivosEscrever uma exposição (entre 120 e 150 palavras) sobre um tema respeitante às obras estudadas, seguindo tópicos fornecidos.
GramáticaConhecer a origem e a evolução do portuguêsIdentificar étimos de palavrasReconhecer valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimoExplicitar aspetos essenciais da lexicologia do portuguêsIdentificar arcaísmos e neologismosReconhecer o campo semântico de uma palavraExplicitar constituintes de campos lexicaisRelacionar a construção de campos lexicais com o tema dominante do texto e com a respetiva intencionalidade comunicativaExplicitar aspetos essenciais da sintaxe do portuguêsIdentificar funções sintáticas (sujeito, predicado, vocativo, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito, complemento agente da passiva, modificador, modificador do nome (restritivo e apositivo) e predicativo do complemento direto)N.B. Poderão ser surgir questões abordadas nas aulas ou em testes anteriores.EscritaRedigir textos com coerência e correção linguística1. Respeitar o tema2. Mobilizar informação adequada ao tema3. Redigir um texto estruturado, que reflita uma planificação, evidenciando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual:a) texto constituído por três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão), individualizadas e devidamente proporcionadas;b) marcação correta de parágrafos;c) utilização adequada de conetores.4. Mobilizar adequadamente recursos da língua: uso correto do registo de língua, vocabulário adequado ao tema, correção na acentuação, na ortografia, na sintaxe e na pontuação5. Rever e aperfeiçoar o texto escritoTipologia textual: exposição sobre um temaMarcas de género comuns: tema, informação significativa, encadeamento lógico dos tópicos tratadosMarcas de género específicas: caráter demonstrativo, elucidação evidente do tema (fundamentação das ideias), concisão e objetividade, valor expressivo das formas linguísticas (deíticos, conetores…)
Sem comentários:
Enviar um comentário