terça-feira, 26 de janeiro de 2016

3.º teste de avaliação


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Educação Literária


Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade



Apreciar textos literários


Situar obras literárias em função de grandes marcos históricos e culturais


  • Fernão Lopes (excerto da Crónica de D. João I)
    Contexto histórico
    Afirmação da consciência coletiva
    Atores (individuais e coletivos)


  • Gil Vicente (Farsa de Inês Pereira)
    Caraterização das personagens
    Relações entre as personagens
    A representação do quotidiano
    A dimensão satírica
    Linguagem, estilo e estrutura: - caraterísticas do texto dramático;- o auto ou a farsa: natureza e estrutura da obra
     
    Recursos expressivos
     
    Escrever uma exposição (entre 120 e 150 palavras) sobre um tema respeitante às obras estudadas, seguindo tópicos fornecidos.

    Gramática
     
    Conhecer a origem e a evolução do português
     
    Identificar étimos de palavras
    Reconhecer valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo
     
    Explicitar aspetos essenciais da lexicologia do português
     
     Identificar arcaísmos e neologismos
    Reconhecer o campo semântico de uma palavra
    Explicitar constituintes de campos lexicais
    Relacionar a construção de campos lexicais com o tema dominante do texto e com a respetiva intencionalidade comunicativa
     
    Explicitar aspetos essenciais da sintaxe do português
    Identificar funções sintáticas (sujeito, predicado, vocativo, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito, complemento agente da passiva, modificador, modificador do nome (restritivo e apositivo) e predicativo do complemento direto)N.B. Poderão ser surgir questões abordadas nas aulas ou em testes anteriores.
     
    Escrita
     
    Redigir textos com coerência e correção linguística
     
    1. Respeitar o tema
    2. Mobilizar informação adequada ao tema
    3. Redigir um texto estruturado, que reflita uma planificação, evidenciando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual:
     
    a) texto constituído por três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão), individualizadas e devidamente proporcionadas;
     
    b) marcação correta de parágrafos;
     
    c) utilização adequada de conetores.
     
    4. Mobilizar adequadamente recursos da língua: uso correto do registo de língua, vocabulário adequado ao tema, correção na acentuação, na ortografia, na sintaxe e na pontuação
     
    5. Rever e aperfeiçoar o texto escrito
     
    Tipologia textual: exposição sobre um tema
     
    Marcas de género comuns: tema, informação significativa, encadeamento lógico dos tópicos tratados
     
    Marcas de género específicas: caráter demonstrativo, elucidação evidente do tema (fundamentação das ideias), concisão e objetividade, valor expressivo das formas linguísticas (deíticos, conetores…)

Imagem retirada de  http://cdn2.hubspot.net/, em 17/11/2015

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