terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Terceiro teste de avaliação



  • Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco
- Contextualização histórico-literária da obra
-dimensão irónica;
- recursos expressivos
- Sugestão biográfica (Simão e narrador) e construção do herói romântico.
- A obra como crónica da mudança social.
- Relações entre personagens.
- O amor-paixão.
- Linguagem, estilo e estrutura:
- o narrador;
- os diálogos;
- a concentração temporal da ação.
Gramática
- Conteúdos estudados no 10.º ano
- Coesão textual:
- lexical: reiteração e substituição;
- gramatical: referencial (uso anafórico de pronomes), frásica (concordância), interfrásica (uso de conetores)
- Dêixis pessoal, temporal e espacial

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Estudar para o 3.º teste
Caderno diário
Manual (páginas 159-205 e 372)
Caderno de atividades (páginas de 36 a 42 e de 52 a 54)
 Blogue
Metas curriculares envolvidas

Leitura
Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade.
1. Identificar tema e subtemas, justificando.
2. Fazer inferências, fundamentando.
3. Explicitar a estrutura do texto: organização interna.
4. Identificar universos de referência ativados pelo texto.
5. Explicitar o sentido global do texto, fundamentando.
Utilizar procedimentos adequados ao registo e ao tratamento da informação.
1. Selecionar criteriosamente informação relevante.
2. Elaborar tópicos que sistematizem as ideias-chave do texto, organizando-os sequencialmente.
Ler para apreciar criticamente textos variados.
1. Exprimir pontos de vista suscitados por leituras diversas, fundamentando.

Escrita
Planificar a escrita de textos.
Escrever textos expositivos, respeitando as marcas do género.
Redigir textos com coerência e correção linguística.
1. Respeitar o tema.
2. Mobilizar informação adequada ao tema.
3. Redigir um texto estruturado, que reflita uma planificação, evidenciando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual:
a) texto constituído por três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão), individualizadas e devidamente proporcionadas;
b) marcação correta de parágrafos;
c) utilização adequada de conetores.
4. Mobilizar adequadamente recursos da língua: uso correto do registo de língua, vocabulário adequado ao tema, correção na acentuação, na ortografia, na sintaxe e na pontuação.
Rever os textos escritos.
Pautar a escrita do texto por gestos recorrentes de revisão e aperfeiçoamento, tendo em vista a qualidade do produto final.
Educação literária
Ler e interpretar textos literários.
1. Ler textos literários portugueses pertencentes ao século XIX.
2. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referência, justificando.
3. Fazer inferências, fundamentando.
4. Analisar o ponto de vista das diferentes personagens.
5. Explicitar a estrutura do texto: organização interna.
6. Estabelecer relações de sentido:
a) entre as diversas partes constitutivas de um texto;
b) entre situações ou episódios;
c) entre caraterísticas e pontos de vista das personagens;
d) entre obras.
Reconhecer e caraterizar elementos constitutivos da narrativa, designadamente:
a) personagem principal e personagem secundária;
b) narrador:
– presença e ausência na ação;
– formas de intervenção: narrador-personagem; comentário ou reflexão;
c) espaço (físico, psicológico e social);
d) tempo (narrativo e histórico).
7. Identificar e explicitar o valor dos recursos expressivos estudados.
8. Reconhecer e caraterizar textos quanto ao género literário.
Apreciar textos literários.
1. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.
2. Valorizar uma obra enquanto objeto simbólico, no plano do imaginário individual e coletivo.
3. Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos, fundamentando.
Gramática
Construir um conhecimento reflexivo sobre a estrutura e o uso do português.
1. Consolidar os conhecimentos gramaticais adquiridos no ano anterior.
Reconhecer a forma como se constrói a textualidade.
1. Distinguir mecanismos de construção da coesão textual.
Identificar aspetos da dimensão pragmática do discurso.
1. Identificar deíticos e respetivos referentes.

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