sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

4.º teste de avaliação

checklist_for_machine_vision_camera_evaluation.png (574×600)
  




Leitura


  • Anúncio publicitário: caráter apelativo (tempos e modos verbais, entoação, neologismos), multimodalidade (conjugação de diferentes linguagens e recursos expressivos, verbais e não verbais), eficácia comunicativa e poder sugestivo.
  • Apreciação crítica


Marcas de género comuns: tema, informação significativa, encadeamento lógico dos tópicos tratados, correção linguística.


Marcas de género específicas da apreciação crítica: descrição sucinta do objeto, acompanhada de comentário crítico.


Escrita


Escrever um texto de apreciação crítica (200-300 palavras)


 


Marcas de género comuns: tema, informação significativa, encadeamento lógico dos tópicos tratados, correção linguística.


Marcas de género específicas apreciação crítica: descrição sucinta do objeto, acompanhada de comentário crítico.


Gramática, com especial incidência nos seguintes aspetos de sintaxe:


Explicitar aspetos essenciais da sintaxe do português



  • Identificar funções sintáticas: sujeito, predicado, vocativo, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito, complemento agente da passiva, modificador, modificador do nome (restritivo e apositivo), predicativo do complemento direto, complemento do nome e complemento do adjetivo.
  • A frase complexa: coordenação e subordinação: - orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas; oração subordinante; - orações subordinadas substantivas (relativas e completivas), adjetivas (relativas restritivas e explicativas) e adverbiais (causais, temporais, finais, condicionais, consecutivas, concessivas e comparativas.
  • Recursos expressivos


Imagem retirada de  http://cdn2.hubspot.net/, em 17/11/2015











Sem comentários:

Enviar um comentário