terça-feira, 17 de novembro de 2015

2.º teste de avaliação

checklist_for_machine_vision_camera_evaluation.png (574×600)
  
Educação Literária


Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade


Utilizar procedimentos adequados ao registo e ao tratamento de informação


Ler para apreciar criticamente textos variados
Poesia trovadoresca (cantigas de amor, de escárnio e maldizer)


Recursos expressivos


Leitura


Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade


Utilizar procedimentos adequados ao registo e ao tratamento de informação


Ler para apreciar criticamente textos variados


Artigo de divulgação científica (o qual pode pertencer a várias áreas, nomeadamente às ciências humanas e sociais); marcas de género comuns e específicas

Gramática

Conhecer a origem e a evolução do português


Referir e caracterizar as principais etapas de formação do português (do latim ao galego-português, latim vulgar e romanização, substratos e superstratos; do português antigo ao português contemporâneo, passando pelo português clássico)


Reconhecer o elenco das principais línguas românicas


Identificar étimos de palavras


Reconhecer valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo


Relacionar significados de palavras divergentes


 Identificar palavras convergentes


Explicitar aspetos essenciais da lexicologia do português


 Identificar arcaísmos e neologismos


Reconhecer o campo semântico de uma palavra


Explicitar constituintes de campos lexicais


Relacionar a construção de campos lexicais com o tema dominante do texto e com a respetiva intencionalidade comunicativa


Demonstrar, em textos, a existência de coesão e coerência textual


Imagem retirada de  http://cdn2.hubspot.net/, em 17/11/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário