segunda-feira, 5 de junho de 2017

Cenário de correção 11.ºD


1. Segundo os neurologistas, as mudanças do cérebro na puberdade são, em grande medida, as responsáveis pelas atitudes dos adolescentes.


2. Uma consequência essencial do filme Rebelde sem causa consistiu em a ciência ter passado a interessar-se pelos fatores biológicos que condicionam esta fase da vida.



3.Os conectores «pois» (linha 11) e «No entanto» (linha 12) introduzem, respetivamente, ideias de explicação e oposição.


4.O pronome pessoal presente em «os jovens na puberdade vivem num desfasamento horário que os faz despertar um par de horas antes do que seria normal» (linhas 15-16) é um exemplo de coesão referencial.


5.A referência a um «estudo do Instituto de Neurociência Cognitiva do University College of London» (linha 20) tem a função, no contexto em que ocorre, de explicar determinado comportamento típico de adolescentes.


6.Com a utilização do conector «Isto é» (linha 26), o autor do texto inicia uma explicação.

7.Dormir pouco, na adolescência, pode ter como consequência o aparecimento de alterações fisiológicas.



8. A oração iniciada por «que» na frase «Os neurologistas descobriram que o cérebro começa a reorganizar-se na puberdade» (linha 1) desempenha a função de complemento direto.



9. Trata-se de uma oração subordinada adjetiva relativa restritiva.



10. O antecedente do pronome pessoal presente na expressão «ignorar os estímulos que o possam distrair» (linha 24) é “jovem”.

III

Sem comentários:

Enviar um comentário