domingo, 27 de novembro de 2016

Segundo teste de avaliação


Tópicos de conteúdo

  • Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett

Contextualização histórico-literária da obra

A dimensão patriótica e a sua expressão simbólica.

O Sebastianismo: História e ficção.

Recorte das personagens principais.

A dimensão trágica.

Linguagem, estilo e estrutura:

- caraterísticas do texto dramático;

- a estrutura da obra;

- o drama romântico: caraterísticas.

  • Discurso político

Marcas de género comuns:

Tema, informação significativa, encadeamento lógico dos tópicos tratados

Marcas de género específicas:

- caráter persuasivo, informação seletiva, capacidade de expor e argumentar (coerência e validade dos argumentos, contra-argumentos e provas), dimensão ética e social, eloquência (valor expressivo dos recursos mobilizados)

Estudar para o 2.º teste

 

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Caderno diário

Manual (páginas 344-345)

Caderno de atividades (páginas de 65 a 71, 50 e 51)

 Blogue

Metas curriculares envolvidas

Leitura

Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade.

 

Identificar tema e subtemas, justificando.

 Fazer inferências, fundamentando.

Explicitar a estrutura do texto: organização interna.

 Identificar universos de referência ativados pelo texto.

Explicitar o sentido global do texto, fundamentando.

Explicitar, em textos apresentados em diversos suportes, marcas do, discurso político.

 Exprimir pontos de vista suscitados por leituras diversas, fundamentando.

Escrita

Planificar a escrita de textos.

 

Escrever textos expositivos, respeitando as marcas do género.

 

Redigir textos com coerência e correção linguística.

1. Respeitar o tema.

2. Mobilizar informação adequada ao tema.

3. Redigir um texto estruturado, que reflita uma planificação, evidenciando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual:

 

a) texto constituído por três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão), individualizadas e devidamente proporcionadas;

b) marcação correta de parágrafos;

c) utilização adequada de conetores.

4. Mobilizar adequadamente recursos da língua: uso correto do registo de língua, vocabulário adequado ao tema, correção na acentuação, na ortografia, na sintaxe e na pontuação.

 

Rever os textos escritos. Pautar a escrita do texto por gestos recorrentes de revisão e aperfeiçoamento, tendo em vista a qualidade do produto final.

 

Educação literária

 

Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referência, justificando.

 Fazer inferências, fundamentando.

Analisar o ponto de vista das diferentes personagens.

Explicitar a estrutura do texto: organização interna.

Estabelecer relações de sentido:

a) entre as diversas partes constitutivas de um texto;

b) entre situações ou episódios;

c) entre características e pontos de vista das personagens;

d) entre obras.

Reconhecer e caraterizar os elementos constitutivos do texto dramático:

a) ato e cena;

b) didascália;

c) diálogo, monólogo e aparte.

 

Reconhecer e caraterizar o drama romântico quanto ao género literário.

Apreciar textos literários.

Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.

Valorizar uma obra enquanto objeto simbólico, no plano do imaginário individual e coletivo.

Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos, fundamentando.

 

Situar obras literárias em função de grandes marcos históricos e culturais.

Reconhecer a contextualização histórico-literária da obra estudada

Comparar temas e ideias.

 

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