Tópicos de conteúdo
- Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett
Contextualização histórico-literária da obra
A dimensão patriótica e a sua expressão simbólica.
O Sebastianismo: História e ficção.
Recorte das personagens principais.
A dimensão trágica.
Linguagem, estilo e estrutura:
- caraterísticas do texto dramático;
- a estrutura da obra;
- o drama romântico: caraterísticas.
- Discurso político
Marcas
de género comuns:
Tema,
informação significativa, encadeamento lógico dos tópicos tratados
Marcas
de género específicas:
-
caráter persuasivo, informação seletiva, capacidade de expor e argumentar
(coerência e validade dos argumentos, contra-argumentos e provas), dimensão
ética e social, eloquência (valor expressivo dos recursos mobilizados)
Estudar
para o 2.º teste
Caderno diário
Manual (páginas 344-345)
Caderno de atividades (páginas de 65 a 71, 50 e 51)
Blogue
Metas curriculares envolvidas
Leitura
Ler e interpretar textos de diferentes géneros
e graus de complexidade.
Identificar tema
e subtemas, justificando.
Fazer inferências, fundamentando.
Explicitar a
estrutura do texto: organização interna.
Identificar universos de referência ativados
pelo texto.
Explicitar o
sentido global do texto, fundamentando.
Explicitar, em
textos apresentados em diversos suportes, marcas do, discurso político.
Exprimir pontos de vista suscitados por
leituras diversas, fundamentando.
Escrita
Planificar
a escrita de textos.
Escrever
textos expositivos, respeitando as marcas do género.
Redigir
textos com coerência e correção linguística.
1. Respeitar o tema.
2. Mobilizar informação adequada ao tema.
3.
Redigir um texto estruturado, que reflita uma planificação, evidenciando um bom
domínio dos mecanismos de coesão textual:
a)
texto constituído por três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão),
individualizadas e devidamente proporcionadas;
b)
marcação correta de parágrafos;
c)
utilização adequada de conetores.
4.
Mobilizar adequadamente recursos da língua: uso correto do registo de língua,
vocabulário adequado ao tema, correção na acentuação, na ortografia, na sintaxe
e na pontuação.
Rever os textos escritos. Pautar a escrita do texto por gestos recorrentes de revisão e
aperfeiçoamento, tendo em vista a qualidade do produto final.
Educação literária
Identificar temas, ideias principais,
pontos de vista e universos de referência, justificando.
Fazer inferências, fundamentando.
Analisar o ponto de vista das
diferentes personagens.
Explicitar a estrutura do texto: organização
interna.
Estabelecer relações de sentido:
a) entre as diversas partes
constitutivas de um texto;
b) entre situações ou episódios;
c) entre características e pontos de
vista das personagens;
d) entre obras.
Reconhecer e caraterizar os elementos constitutivos do texto dramático:
a) ato e cena;
b) didascália;
c) diálogo, monólogo e aparte.
Reconhecer e caraterizar o drama romântico quanto ao género
literário.
Apreciar textos literários.
Reconhecer valores culturais, éticos
e estéticos manifestados nos textos.
Valorizar uma obra enquanto objeto
simbólico, no plano do imaginário individual e coletivo.
Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos,
fundamentando.
Situar obras literárias em função de grandes marcos históricos
e culturais.
Reconhecer a contextualização histórico-literária da obra
estudada
Comparar temas e ideias.
Sem comentários:
Enviar um comentário