Os temas que a seguir se expõem são GENÉRICOS. A instrução que concretiza aquilo de que devem falar (ou melhor: escrever) no texto expositivo será mais específica.
Camões lírico:
Contextualização histórico-literária.
A representação da amada.
A representação da Natureza.
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.
A reflexão sobre a vida pessoal.
O tema do desconcerto.
O tema da mudança.
N.B. Poderá ser solicitado um paralelo com conteúdos estudados anteriormente, como a poesia trovadoresca.
Camões épico:
Visão global
Constituição da matéria épica
Imaginário épico, feitos históricos e viagem
Sublimidade do canto
Mitificação do herói
Conteúdo de cada canto
Os quatro planos: viagem, mitologia, História de Portugal e reflexões do poeta. Sua interdependência
Deverão ser convocados os conhecimentos adquiridos ao longo destas duas unidades. Ou seja: aludam (desde que a propósito, evidentemente) às composições e passagens estudadas.
Não se esqueçam da estruturação nem da velha regra: «Escrever frases curtas é escrever com segurança.» (acabada de inventar, mas nem por isso menos verdadeira) e de inserir - e variar - conetores. Consultem, mais uma vez, as páginas 380 e 381 do manual.
Planificar a escrita de textos.
Escrever uma exposição sobre um tema, respeitando as marcas do género.
Respeitar o tema.Mobilizar informação adequada ao tema.
Redigir um texto estruturado, que reflita uma planificação, evidenciando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual com marcação correta de parágrafos e utilização adequada de conectores.
Mobilizar adequadamente recursos da língua: uso correto do registo de língua, vocabulário adequado ao tema, correção na acentuação, na ortografia, na sintaxe e na pontuação.
Cumprimento das normas de citação.
Rever e aperfeiçoar os textos escritos.
Objetivos
Planificar a escrita de textos.
Escrever uma exposição sobre um tema, respeitando as marcas do género.
Respeitar o tema.Mobilizar informação adequada ao tema.
Redigir um texto estruturado, que reflita uma planificação, evidenciando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual com marcação correta de parágrafos e utilização adequada de conectores.
Mobilizar adequadamente recursos da língua: uso correto do registo de língua, vocabulário adequado ao tema, correção na acentuação, na ortografia, na sintaxe e na pontuação.
Cumprimento das normas de citação.
Rever e aperfeiçoar os textos escritos.
Sem comentários:
Enviar um comentário