Educação Literária
Ler e interpretar textos de diferentes
géneros e graus de complexidade
Apreciar textos literários
Situar obras literárias em função de
grandes marcos históricos e culturais
Expressar
pontos de vista suscitados pelos textos lidos, fundamentando.
- Luís de Camões: Rimas
Contextualização
histórico-literária.
A
representação da amada.
A
representação da Natureza.
A
experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.
A reflexão
sobre a vida pessoal.
O tema do
desconcerto.
O tema da
mudança.
Linguagem,
estilo e estrutura: a lírica tradicional, a inspiração clássica, o discurso
pessoal e as marcas de subjetividade
Soneto:
caraterísticas, métrica (redondilha e decassílabo), rima e esquema rimático
- Luís de Camões: Os Lusíadas
- Visão global
- Constituição da matéria épica: canto I, ests. 1 a 18; canto IX, ests. 52, 53, 66 a 70, 89 a 95; canto X, ests. 75 a 91
- Reflexões do Poeta: canto I, ests. 105 e 106; canto V, ests. 92 a 100; canto VII, ests. 78 a 87; canto VIII, ests. 96 a 99; canto IX, ests. 88 a 95; canto X, ests. 145 a 156.
- Imaginário épico, feitos históricos e viagem
- Sublimidade do canto
- Mitificação do herói.
- Linguagem, estilo e estrutura: - a epopeia: natureza e estrutura da obra
- Conteúdo de cada canto
- Os quatro planos: viagem, mitologia, História de Portugal e reflexões do poeta. Sua interdependência
- Estrofe e métrica; - recursos expressivos
Gramática
Conhecer a
origem e a evolução do português
Identificar
étimos de palavras
Reconhecer
valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo
Geografia
do português no mundo (português europeu e português não europeu; crioulos.
Explicitar
aspetos essenciais da lexicologia do português
Identificar
arcaísmos e neologismos
Reconhecer
o campo semântico de uma palavra
Explicitar
constituintes de campos lexicais
Relacionar
a construção de campos lexicais com o tema dominante do texto e com a respetiva
intencionalidade comunicativa
Explicitar
aspetos essenciais da sintaxe do português
Identificar
funções sintáticas (sujeito, predicado, vocativo, complemento direto,
complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito, complemento
agente da passiva, modificador, modificador do nome (restritivo e apositivo) e
predicativo do complemento direto) N.B. Poderão ser abordadas questões nas
aulas ou em testes anteriores.
Dividir e
classificar orações (coordenação e subordinação; orações coordenadas
copulativas, adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas; oração
subordinante e orações subordinadas substantivas (relativas e completivas),
adjetivas (relativas restritivas e explicativas) e adverbiais (causais,
temporais, finais, condicionais, consecutivas, concessivas e comparativas).
Escrita
Redigir
textos com coerência e correção linguística
Rever os textos escritos
Imagem
retirada de http://cdn2.hubspot.net/,
em 17/11/2015
Sem comentários:
Enviar um comentário