sexta-feira, 13 de maio de 2016

5.º teste de avaliação




 

checklist_for_machine_vision_camera_evaluation.png (574×600)

  



Educação Literária


Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade

Apreciar textos literários

Situar obras literárias em função de grandes marcos históricos e culturais

Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos, fundamentando.

 

 

  • Luís de Camões: Rimas

Contextualização histórico-literária.

A representação da amada.

A representação da Natureza.

A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.

A reflexão sobre a vida pessoal.

O tema do desconcerto.

O tema da mudança.

Linguagem, estilo e estrutura: a lírica tradicional, a inspiração clássica, o discurso pessoal e as marcas de subjetividade

Soneto: caraterísticas, métrica (redondilha e decassílabo), rima e esquema rimático

  • Luís de Camões: Os Lusíadas

 

  • Visão global
  • Constituição da matéria épica: canto I, ests. 1 a 18; canto IX, ests. 52, 53, 66 a 70, 89 a 95; canto X, ests. 75 a 91
  • Reflexões do Poeta: canto I, ests. 105 e 106; canto V, ests. 92 a 100; canto VII, ests. 78 a 87; canto VIII, ests. 96 a 99; canto IX, ests. 88 a 95; canto X, ests. 145 a 156.
  • Imaginário épico, feitos históricos e viagem
  • Sublimidade do canto
  • Mitificação do herói.
  • Linguagem, estilo e estrutura: - a epopeia: natureza e estrutura da obra
  • Conteúdo de cada canto
  • Os quatro planos: viagem, mitologia, História de Portugal e reflexões do poeta. Sua interdependência
  • Estrofe e métrica; - recursos expressivos

    Gramática 

Conhecer a origem e a evolução do português

Identificar étimos de palavras

Reconhecer valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo 

Geografia do português no mundo (português europeu e português não europeu; crioulos.

Explicitar aspetos essenciais da lexicologia do português

 Identificar arcaísmos e neologismos

Reconhecer o campo semântico de uma palavra

Explicitar constituintes de campos lexicais

Relacionar a construção de campos lexicais com o tema dominante do texto e com a respetiva intencionalidade comunicativa

Explicitar aspetos essenciais da sintaxe do português

Identificar funções sintáticas (sujeito, predicado, vocativo, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito, complemento agente da passiva, modificador, modificador do nome (restritivo e apositivo) e predicativo do complemento direto) N.B. Poderão ser abordadas questões nas aulas ou em testes anteriores.

 Dividir e classificar orações (coordenação e subordinação; orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas; oração subordinante e orações subordinadas substantivas (relativas e completivas), adjetivas (relativas restritivas e explicativas) e adverbiais (causais, temporais, finais, condicionais, consecutivas, concessivas e comparativas).

Escrita 

Redigir textos com coerência e correção linguística

Rever os textos escritos

 

Imagem retirada de  http://cdn2.hubspot.net/, em 17/11/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário