terça-feira, 15 de março de 2016

Cenário de correção 10.ºD


enhanced-26209-1423849505-8.jpg (625×400)





    1. A. Comparação da estratégia da produção do filme com outros filmes semelhantes

    1. Vantagens da divisão da história em vários filmes.
    2. Descrição do cenário.
    3. Identificação do público-alvo.
    4. Identificação dos temas abordados no filme.
      C. Descrição da personagem principal.
       
       

    1. Um artigo de apreciação crítica é um texto que pretende analisar os aspetos positivos ou negativos do objeto em análise, sendo, por isso, um texto em que predomina a linguagem subjetiva, uma vez que a crítica expressa o seu ponto de vista ou os seus juízos de valor. O texto de apreciação crítica pode ser de âmbito cultural, económico, político ou social.
       
    2.  Nos dois primeiros parágrafos, a crítica manifesta uma opinião favorável ao desdobramento da história em dois filmes, apesar de dar a entender que, geralmente, não gosta deste tipo de estratégia.
      No segundo parágrafo, a autora considera que a ideia de dividir a história em dois filmes é uma decisão meramente económica, mas que no filme em análise foi uma estratégia acertada.
      No quinto parágrafo, o segmento textual  "os media como arma política, a moda como ferramenta revolucionária, o impacto de uma mensagem, o sacrifício como mote de inspiração" pretende apresentar exemplos que fundamentam o argumento anterior.
       No sexto parágrafo, a expressão "Jennifer Lawrence continua a iluminar a mente cada vez mais torturada de Katniss (...)" demonstra que a atriz continua a desempenhar brilhantemente o complexo papel que lhe foi destinado, tal como tinha feito nos filmes anteriores.Na redação de um texto de apreciação crítica, o autor deve produzir um discurso sem ambiguidade, definindo claramente a sua opinião em relação ao objeto analisado. V
    3. Num texto de apreciação crítica deve predominar uma linguagem valorativa, que permita perceber a posição favorável ou desfavorável do crítico. V
      Um texto de apreciação crítica carateriza-se pela ausência de recursos expressivos, de modo a tornar o texto mais objetivo. F
      No final da redação de um texto de apreciação crítica, o autor deve proceder à sua revisão de modo a garantir a correção linguística. V
      Um texto de apreciação crítica deve centrar-se exclusivamente nos aspetos negativos do objeto em análise. F
       

    1. Apresentação do assunto do artigo.
      Descrição do facto e enquadramento no respetivo contexto.
      Interpretação pessoal do facto.
      Referência às consequências relativas aos argumentos apresentados.
      Fundamentação da opinião, através da apresentação dos argumentos.

    Ou

    Registar, em forma de tópicos, os aspetos mais/menos apreciados.

    Registar os argumentos que sustentem a apreciação.

    Redigir o texto, apresentando o objeto analisado e a perspetiva de análise crítica.

    Apresentar, de modo breve, as considerações finais.

    Rever o texto, tendo em conta o encadeamento lógico dos argumentos e a correção linguística.

    1. A metáfora “pêndulo da economia” significa que as necessidades e os interesses económicos regulam tudo incessantemente, mesmo quando se trata de opções que à partida seriam artísticas ou culturais.
       Ou: Com a metáfora “jogo de xadrez”, a autora demonstra que, tanto do ponto de vista estético, como – e sobretudo – do ponto de vista dos objetivos do enredo, mais reflexivo, este filme é mais profundo e elaborado do que os dois sucessos de bilheteira a que alude no início do artigo.
       
    2. Os vocábulos “blockbuster” e”bunker” foram colocados entre aspas por se tratar de empréstimos (o primeiro do inglês e o segundo do alemão).
       
    3. A oração introduzida por “que” em “Depois de “Harry Potter” e “Twilight” o terem feito, parece que a indesejada moda de Hollywood de erguer dois filmes em honra de um último capítulo literário pegou mesmo.” (linhas 1 e 2) é subordinada substantiva completiva.
    4. O constituinte sublinhado na passagem “(…) apesar de o pêndulo da economia ter feito girar os símbolos de dólares na parte de trás” (linha 5) desempenha a função sintática de complemento do nome.
       
    5. Com o recurso ao conetor “não obstante” (linha 6), a autora insere um nexo adversativo.
    6. Com o vocábulo claustrofóbico (linha 13), a crítica pretende caraterizar um local aflitivamente pequeno.
       
    7. Na expressão “falsas verdades (ou mentiras verdadeiras)” (linha 16), a autora recorre a um paradoxo para pôr em evidência o modo de atuação da propaganda.
    8. O constituinte colocado em itálico na expressão “(…) filmes de ação” (linha 37) desempenha a função sintática de modificador restritivo do nome.
       
    9. A oração introduzida por “para” em “Katniss aprendeu a usar o sistema para se salvar” (linha 25) é subordinada adverbial final.
       
    10. O constituinte destacado na passagem “(…) uma sobrevivente relativamente passiva, mas reativa, tão desejosa de abandonar a luta como qualquer um” (linha 37) desempenha a função sintática de complemento do adjetivo.

    Grupo II

    Resposta livre



(Imagem retirada de https://img.buzzfeed.com em 15/3/2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário