terça-feira, 27 de setembro de 2016

Cenário de correção do teste de diagnóstico


CENÁRIO DE RESPOSTA
GRUPO I
1. a. F – (O sujeito de enunciação é o trovador enamorado.);
b. F – (Enquanto nas cantigas de amor, a mulher é um ser divinizado, quase inatingível, pertencente à aristocracia, a donzela das cantigas de amigo é um ser terrestre, de cariz essencialmente popular.);
c. F – (Essa é uma das temáti­cas mais frequentes das cantigas de amor.);
d. V.
2.1. (A); 2.2.( C).
3. a. moças ; b. alcoviteiras; c. escudeiros; d. judeus; e. clero.
4. a. Petrarca; b. divino; c. Natureza; d. amor; e. encanta­mento;
f.locus amoenus; g. testemunha; h. desconcerto; i. mudança; j. pessoal; k. temáticas.
5.1.(C). 5.2.(A).
6. a.V; b. V; c. F – (Situa-se na segunda metade do século XVI, aquando da colonização do Brasil e da implementação da Rota das Especiarias.)
GRUPO II
1. (D); 2. (C); 3. (D); 4. (B); 5.(A); 6. (C); 7. (A).
8. Sigla.
9. Cabeça no ar; cabeça na lua; cabeça de alho chocho.
10. Gastronomia, gastroenterite, gástrico, …
GRUPO III
160108114941_oetzi_the_iceman_south_tyrol_museum_of_archaeology_640x360_southtyrolmuseumofarchaeology_nocredit.jpg (660×371)
Proposta de síntese.
Uma análise ao conteúdo gástrico da múmia Ötzi, des­coberta em 1991 e que se julga ter cerca de 5300 anos, permitiu descobrir que, na altura do seu assassinato, nos Alpes italianos, Ötzi estaria contaminado por uma bactéria da espécie Helicobacterpylorique, atualmente, é a respon­sável por um conjunto muito variado de doenças gástricas. A descoberta permitiu ainda perceber que, ao contrário do que se esperava, a estirpe encontrada na múmia não possuía vestígios da estirpe africana, aquela que mais se assemelha à dos europeus, mas sim da que atualmente vigora em regiões do centro e do sul da Ásia. Estes dados acabam, assim, por contrariar a ideia de que o homem do Neolítico seria portador de uma mistura entre as estirpes africanas e asiáticas, o que acarreta também implicações em termos daquilo que se sabe hoje sobre a evolução da espécie humana. (143 palavras)

Sem comentários:

Enviar um comentário