quarta-feira, 1 de março de 2017

Cenário de correção 11.ºB


1.   O amor de Mariana por Simão é puro, abnegado e desprendido, já que a jovem não nutre a esperança de se relacionar ou de se casar com ele. Ao servi-lo, ela afronta as convenções sociais e, ao segui-lo no degredo, demonstra coragem. Tais caraterísticas fazem da personagem camiliana uma heroína romântica.
2.   O ambiente é de profunda tristeza. Mariana segue o cadáver, comovendo o comandante, que “contemplava a cena triste com os olhos húmidos”, e até os soldados, impressionados por “tão funeral respeito”, “se descobriram”. O culminar da tragédia surge quando Mariana se atira ao mar.
3.   A relação entre Mariana e Teresa é muito ténue. Teresa é a amada eleita por Simão Botelho, pelo que Mariana renuncia aos seus sentimentos pelo jovem e, demonstrando grande abnegação, auxilia-o na relação com Teresa. Não obstante, como Simão é incapaz de cumprir o desejo de Teresa de aceitar a pena de prisão, os filhos do corregedor e do ferrador acabam por embarcar juntos para o degredo. Quando Simão morre, Mariana beija-o (“Era o primeiro beijo. “) e fica em estado de choque (“Mariana estava, no entanto, encostada ao flanco da nau, e parecia estupidamente encarar aqueles empuxões que o marujo dava ao cadáver (…)“). Incapaz de sobreviver ao seu amado, suicida-se e uma onda atira-lho “aos braços”, permitindo-lhe “abraçar-se ao cadáver de Simão”. Trata-se, pois, de um “Amor de Perdição” para os três protagonistas.
II
 
1.1aos filmes que compõem a Tetralogia dos Amores Frustrados.
1.2hiponímia.
1.3substituição por sinonímia.
1.4as complexas relações comunicacionais entre homens e mulheres e a utopia do amor absoluto.
1.5 um determinante e uma preposição, respetivamente.
1.6interfrásica.
1.7adjetiva relativa restritiva.
    1. complemento oblíquo.
    2. complemento do nome.
1.10. a antítese e a personificação.
2.1   dêixis espacial
2.2   sujeito simples.
2.3   o cinema
2.4 «A tetralogia inclui-los-ia”

Sem comentários:

Enviar um comentário